03/07/2013

3 coisas que a pele precisa diariamente


Cuidar da pele não é nada complicado. Ela precisa apenas de alguns “tratamentos” simples e baratos para ficar e continuar saudável – inclusive na aparência. E muitos desses tratamentos são os mesmos que seu corpo precisa para operar em sua melhor capacidade. Acrescentar produtos extras recomendados por profissionais na sua rotina de cuidado com a pele não é necessariamente uma coisa ruim, e pode em alguns casos ser benéfico; mas para a maioria das pessoas, o cuidado efetivo da pele é na verdade um processo bem simples.





O primeiro cuidado é o mais óbvio: uma pele saudável deve estar limpa. 

Limpeza 

Limpeza é o elemento mais básico de qualquer rotina de cuidado com a pele. Isso não apenas remove o excesso de sujeira, poluição e oleosidade que entopem os poros da epiderme, mas também prepara a pele para qualquer produto que você vá usar, para que os ingredientes ativos (como vitaminas ou protetor solar) possam penetrar e aumentar sua eficácia. 

Mas nem todos os produtos de limpeza são a mesma coisa. Primeiro, para limpar o rosto o produto nunca pode ter sabão. Os produtos com sabão que você usa para o resto do corpo são tipicamente muito agressivos para o rosto. E, assim como a maioria dos produtos, você precisa escolher um que seja adequado para seu tipo de pele. Para peles muito secas, você deve escolher um produto de limpeza cremoso.

Ácidos graxos essenciais

Ácidos graxos essenciais, ou AGE, são um componente importante para qualquer dieta saudável. Eles ajudam a construir as membranas celulares compostas por lipídios que seguram água e nutrientes. No caso da pele, esses lipídios também formam uma barreira oleosa que protege a pele de danos por raios UV e poluentes.

Sem os ácidos graxos essenciais, as membranas de células da pele e aquela barreira protetora não podem funcionar direito. A pele acaba ficando super exposta, desidratada e suscetível a produzir um tipo de sebo mais prejudicial, deixando-a seca, inflamada e com manchas . 

Os AGE que você precisa para manter sua pele com uma aparência ótima são essencialmente ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Ômega-6 é encontrado em milhares de alimentos, incluindo aves domésticas, grãos e óleo de cozinha, então você provavelmente já está consumindo bastante. 

Proteção solar

Quando você usa protetor solar, você não só ajuda a proteger de doenças como câncer de pele; você também ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento que a exposição ao sol causa. A pele que fica exposta ao sol sem nada acaba mais descorada e enrugada e menos elástica do que as peles que foram protegidas da radiação UV.
Para proteger sua pele dos efeitos do sol, você pode escolher entre um protetor solar químico, como avobenzona ou oxibenzona, ou um físico, como óxido de zinco ou dióxido de titânio. Qualquer que seja a sua escolha, procure por um fator de proteção solar (FPS) maior que 15, e aplique-o pelo menos 20 minutos antes de ficar exposto ao sol. Dessa maneira, eles têm tempo de agir antes que a exposição aos raios UV comece.


Um comentário :